topo

Artigos

Etiqueta


Até algum tempo atrás falar em etiqueta era considerado assunto só para mulheres, mas felizmente hoje esse cenário começou a mudar.Os homens passaram a encarar a etiqueta não como “frescura”, mas como marketing pessoal e também as mulheres que enfrentam o mercado de trabalho sentem a necessidade de se aprimorar cada vez mais nesse quesito.


Mas afinal o que é etiqueta?

Podemos citar o conceito de que etiqueta é um código de relacionamento que se permite viver em harmonia dentro de um ambiente social ou profissional. Também podemos considerar etiqueta como um conjunto de pequenas éticas.

As pessoas que conhecem e aplicam as regras básicas de conduta com certeza terão maior sucesso na sua vida pessoal e profissional.

Na Alemanha a etiqueta foi instituída nas escolas fazendo parte de sua grade de matérias, e aqui no Brasil algumas escolas também estão inserindo a etiqueta até mesmo no pré-primário com muito sucesso.

Não importa o nível cultural, nem a idade, pois o ensino da etiqueta é muito mais amplo do que saber regras de boas maneiras, na verdade é lição de civilidade, é termos respeito ao nosso semelhante, é saber quais são os nossos limites, cujo princípio fundamental é de nunca prejudicar e nem constranger o outro.

Podemos dizer que existem três tipos de Etiqueta:

1º Social:
é a que praticamos em nossa casa, no clube, igreja, shopping, cinema..etc

2º Empresarial ou profissional: é aquela praticada dentro do nosso ambiente de trabalho, em reuniões de negócios, participação em feiras ou missões econômicas.

3º Cerimonial / Protocolo: no Brasil com o objetivo de organizar as pessoas públicas para as cerimônias oficiais, a precedência é regulada pelo Decreto 70.274 de 09 de março de 1972, sendo alterado pelo Decreto 83.186, de 19 de fevereiro de 1979.


rodape
Desenvolvido por EmpresasVALE®