topo

Artigos

Netiqueta


A Netiqueta apresenta regras que o internauta deve adotar ao trocar e-mails ou visitar salas de chats, tanto no setor pessoal como profissional. É necessário termos cortesia, pois do outro lado existem pessoas que merecem todo nosso respeito.

Por isso mesmo, temos que estar atento e utilizá-la com parcimônia e bom senso principalmente dentro do nosso local de trabalho.

Algumas dicas quanto ao uso de e-mails dentro da Empresa:

● Evite abreviações.

● Coloque uma introdução, (Prezado Sr. Fulano, Cara Sra.), e também uma despedida (atenciosamente, aguardo retorno) ou simplesmente o nome do remetente.

● Defina clara e objetivamente o assunto da mensagem.

● Nunca use somente letras maiúsculas, isso significa que você está gritando. Se precisa destacar algo, prefira usar cor diferente, negritar, sublinhar ou mudar o tipo de letra.

● Não use emoticons, ícones formados por parênteses, pontos e vírgulas. Eles representam carinhas que expressam emoção. Isso pode demonstrar que você está brincando ou até mesmo falta de profissionalismo.

● Evite enviar página por e-mail, é aconselhável enviar o link.

● Não demore muito para responder um e-mail. Responda pelo menos estabelecendo um prazo, em caso que a resposta necessite de alguma pesquisa ou estudo e isso demandará um certo tempo.

● Cuidado ao enviar mensagens enormes, pois geralmente atrasam a conexão.

● Nunca envie e-mails com aquelas correntes de fé, de amizade, e tantos outros temas. Muitas vezes possuem vírus.

● No envio de e-mail para diversas pessoas, é recomendado usar o cco (cópia oculta), assim fica preservada a privacidade dos outros recebedores.

● É aconselhável o uso de um anti-vírus. Evite abrir e-mail, principalmente de quem você não conhece.

● Nunca entre em sites pornográficos, além de serem uma fonte de vírus, muitas empresas rastreiam o que os funcionários vêm e isso de acordo com a política de algumas empresas pode ocasionar demissão por justa causa.


rodape
Desenvolvido por EmpresasVALE®